Vença o medo do negócio próprio

Vença o medo do negócio próprio

Muita gente já teve ou tem vontade de ter um negócio próprio e ser o seu patrão, ou melhor, nãoVença o medo do negócio próprio ter patrão!  Esta vontade se aflora em algumas situações específicas, seja num momento de desemprego, seja com aquele momento de descontentamento com emprego atual ou quando bate aquela vontade de ganhar autonomia, poucas são as pessoas que não foram cutucadas pelo desejo de se tornar patrão.

Mas uma questão importante é que muitas pessoas desistem ou reprimem este desejo de colocar o seu sonho em prática. Por que isto acontece? O maior motivo é medo do negócio próprio, eu indico dois grandes medos:

1. As pessoas têm medo de apostar seu capital na montagem de um empreendimento e simplesmente perder o capital que muitas vezes demorou anos para ser acumulado.

2. Outro medo é trocar o emprego “estável” atual, mesmo que não esteja satisfeito com ele, por um empreendimento que pode ou não dar certo, que pode começar bem e rapidamente acabar.

Bijuterias Para RevendaFalo por mim, se você já teve a curiosidade de saber quem sou, viu que sou funcionário público concursado e antes do atual emprego era Policial Militar/SP, sonhos de muita gente e quando falo de trocar esta condição atual por um negócio próprio (online e/ou físico), muitos colegas e familiares (muito próximos) se espantam, acham que não falo sério e já tentam frear esta vontade.

Mas, mais e mais este desejo está presente no meu cotidiano e planos, muito em breve espero que isto se torne realidade, ter um negócio próprio que irá prover o sustento da minha família! Quando falo ter “um” negócio próprio é força de expressão, pois penso em ter vários. Este blog que você lê é um deles, aqui eu indico como começar um empreendimento revendendo bijuterias e folheados com baixo investimento. Mente aberta!

Chega de falar das minhas vontades e vamos pensar em algumas coisas que podem te ajudar a vencer este medo.

Tome uma posição

Tenha opinião firme e não se intimide com os pensamentos negativos, acima de tudo, é importante ter perseverança, determinação e não se deixar levar pelas circunstâncias, isto muitas vezes ameaçam a construção de um negócio. Pondere as opiniões das outras pessoas e análise se são ou não pertinentes.

Tente fazer o que você gosta

Se você fizer o que gosta, estará mais próximo ao sucesso. Claro que, eventualmente o que você gosta de fazer poderá não ser lucrativo. Neste caso tente apaixonar-se por um negócio lucrativo, respire-o, ame-o e viva o seu próprio negócio!

Explore múltiplas idÉias de negóciosmúltiplas ideias de negócios

Ao encontrar uma determinada ideia de negócio, é importante manter a mente aberta e estar sempre disposto a outros negócios, ou seja, não permita que a idéia inicial fique restrita a um único direcionamento. Você tem que aproveitar e explorar novas idéias, abrir seu leque de opções para minimizar os erros na criação do seu negócio. Pense em canais de venda diferenciados ou em um público-alvo pouco explorado, isto pode ser uma boa saída para os futuros negócios.

Identifique o negócio certo para você

Para alcançar o sucesso é essencial identificar corretamente as oportunidades e tirar bons proveitos delas. Será que todas as coisas foram criadas? Será que ninguém precisa de nada novo?

Estes dias assisti a uma reportagem sobre o Papel Melitta. Sabia que ele foi criado por uma dona de casa chamada Melitta Benz que estava cansada de fazer o café como todo mundo fazia? O pó era escaldado e precisava descansar, até poder ser servido. A borra, que mesmo após este procedimento ficava no fundo da xícara, incomodava tanto a Sra. Benz, que a motivou a sua invenção. Pegou um martelo e prego, fez furos numa panela cilíndrica de latão, forrou o fundo com um círculo de papel mata-borrão, tirado do caderno de seu filho. Pó de café, água fervente por cima, e estava criado o primeiro filtro Melitta. De um quartinho do Leste alemão, no início do século 20 hoje a multinacional Melitta tem fábricas em 14 países e sua linha de produtos vai muito além de coadores de papel para café. Pense nisto!

Um plano de negócios realista aumenta suas chances de sucesso

Para você começar um projeto próprio sólido há que ter um bom planejamento e é importante que este seja realista. Com os pés no chão, a probabilidade de vencer a insegurança e alcançar o sucesso aumenta muito. Planeje bem, planilhe custos, pense nas prováveis adversidades que poderão surgir e nas possíveis resoluções.

Considere começar um negócio onlineBijuterias Para Revenda

Sabia que muita gente, vive etrabalha apenas com negócios online? Uma vantagem é que você pode começar alguns empreendimentos online sem investir nada!

Gastando apenas o seu precioso tempo. Outra vantagem é que você pode desenvolver um projeto online sem sair do seu “amado emprego estável”, apenas nas horas livres. Tem negócios online em que você apenas indica produtos aos seus amigos e familiares, se eles comprarem você recebe uma comissão por isto. São os chamados programas de afiliados, aqui eu explico sobre um deles que tenho trabalhado.

Enfim, estes são alguns pontos a serem considerados. O medo que envolve montar um negócio estará sempre presente, acho que vencê-lo nunca conseguiremos, ele é até saudável, mas não deixe que ele te imobilize!

Obrigado pela sua companhia e deixe seu comentário, ele é importante!

Paulo Henrique Gomes